terça-feira, 2 de outubro de 2012

Manifesto Voilà


Alimentar é, antes de mais nada, um ato de doação total, de entrega e devoção. Em primeiro lugar é oferecer ao outro, energia imprescindível às células, ao sangue e ao corpo para que funcionem e trabalhem direito. É manter a máquina azeitada e rodando bem.
Em segundo lugar, alimentar é acalentar a alma. É oferecer aquela sensação de proteção e segurança que só se sente depois de uma boa refeição. Algo que sem dúvida, remonta ainda de nosso reflexo ancestral evolutivo de perpetuação da espécie. Se alimentar é também uma forma de meditação e auto-descoberta. De esvaziar a mente em busca da verdade em cada colherada, em cada gole de vinho, nas surpresas das harmonizações e dos novos sabores que brotam no céu da boca. Entender o valor simples da combinação certa de ingredientes e descobrir o bom-senso da pitada – e quanta sabedoria há numa pitada.

O alimento movimenta o mundo, molda as culturas, costumes e nossa vidas. Comer bem vai muito além do sabor. O que queremos ao sentar numa mesa é passar bons momentos e ter uma experiência sensorial que seja memorável e construtiva. Que nos faça entender um pouco mais sobre nós mesmos, conversando, rindo, interagindo com amigos e família. E qual melhor guia se não a gastronomia para nos levar por esses caminhos?

Foi desses sentimentos culinários-afetivos que nasceu a Voilà. Victor Hugo dizia que "a indigestão é uma criação de Deus para impor certa moralidade ao estômago". Não poderíamos concordar mais com essa afirmação. Então, pela ética, moral e bons costumes das panelas, aqui estamos e dizemos agora à que viemos.

1. Nossa proposta é oferecer uma experiência gourmet com praticidade.
Comer é mais que uma necessidade, é um prazer. Abraçando isso, a Voilà veio para democratizar a alta gastronomia. Mostrar que a praticidade de um prato congelado pode sim combinar com uma cozinha sofisticada, criteriosa e com produtos de qualidade superior. Isso sem perder o sabor, as texturas e os aromas, resultando numa experiência gastronômica de altíssimo nível e que surpreende. Algo que até então só era possível em bons restaurantes e que agora você pode ter na sua casa.

2. Se os detalhes fazem a diferença, isso explica porque somos tão diferentes.
A Voilà é feita de detalhes. Muitos deles. O risoto de cogumelos paris e portobello, por exemplo, preparamos com saquê. Aliás, desenvolvemos uma técnica própria – um segredo que não contamos a ninguém –, para deixar nossos risotos sempre al dente, como pede a receita original italiana. Nosso medalhão de mignon está sempre ao ponto, levemente vermelhinho por dentro. Usamos diferentes tipos de cebola, uma para caramelizar e outra para colocar nos risotos – porque só assim extraímos o melhor que cada uma das variedades têm. Por essas e outras chatices, quando nos chamam de "diferentes", encaramos como um elogio. O diferente é bom.

3. O tempo, ou a falta dele, não pode impedir as pessoas de comerem melhor.
Falta de tempo, ou quem sabe a falta de intimidade na cozinha, não pode ser um fator de limitação na qualidade da alimentação na vida das pessoas. Comida congelada também não precisa ser ruim, sem graça e sem sofisticação. Acredite, existe vida após o freezer.  A Voilà se propõe a transformar sua casa num bistrô e você num chefe de cozinha. E tudo isso em apenas 10 minutos.

4. Nossos pratos são de verdade. Não temos segredos, só bons ingredientes.*
Não existe melhor tempero que ingredientes de verdade, da melhor procedência. Por isso a Voilà só utiliza em suas receitas, aquilo em que acredita: sal marinho, azeite extra-virgem, cachaça de Salinas, manteiga importada, vinhos escolhidos a dedo, arroz arbóreo italiano e o que é mais importante: nada de conservantes. Isso mesmo, nossos pratos não contém nenhum tipo de conservante, corante e nem levam glutamato monossódico ou similares.
Nossos risotos só levam caldo orgânico – não só por ser mais saudável, mas por ser mais saboroso. As ervas e os legumes também são orgânicos: as cenouras tem suas cores mais vivas, são mais firmes e crocantes. Assim como o aipo, o alho-poró, o alecrim. Só utilizamos as melhores carnes disponíveis no mercado e nosso bacalhau é o Gadus Morhua, o melhor que existe no mundo.
A Voilà acredita na transparência. Realçar o sabor de um prato é utilizar os melhores ingredientes e as melhores técnicas gastronômicas. E só.

*A não ser aquele segredinho para deixar o risoto al dente mesmo depois de descongelado, mas esse a gente não pode contar mesmo!


5. Produtos feitos à mão, literalmente. Preparados por pessoas, não por máquinas.
Para se ter uma idéia, até nossas embalagens são feitas manualmente, uma a uma. E sim dá muito trabalho, mas o prazer recompensa: uma embalagem da Voilà parece um presente. E a verdade é que não deixa de ser.
Cozinhar é mais do que juntar ingredientes e seguir uma receita. É preciso dedicação, carinho. É preciso ser apaixonado pelo que se faz. É preciso cuidado. E sinceramente, não conseguimos ver uma máquina fazendo isso por nós. É por isso que nossos produtos são totalmente feitos à mão. Mãos de quem planta, de quem colhe, de quem escolhe. De quem lava, fatia, cozinha e embala, para que o prato chegue nas suas mãos, como um verdadeiro presente. Esse é o espírito Voilà.


Nenhum comentário:

Postar um comentário